Foto: Carlos Cubi
Mesmo com toda a minha experiência em beleza sempre cometo um deslize ou outro na hora de fazer o make (afinal, ninguém é perfeito!). E, daí, dá-lhe corrigir daquele jeito básico – com um pouquinho de demaquilante na ponta do cotonete. Sabe, tudo influencia: o dia, o tempo que você tem para o make, o tipo de evento…
E por falar em deslizes, Tina Ferr, instrutora do Instituto Embelleze, enumerou os sete erros mais comuns de maquiagem e ensina como contorná-los.
Corretivo muito claro – Na tentativa de camuflar as olheiras, a gente tende a escolher corretivos muito mais claros que o tom da pele. No entanto, com o flash das fotos, é comum ver as manchas brancas em torno dos olhos, por exemplo. Para evitar esse resultado desastroso, o ideal é usar um produto que seja apenas um tom mais claro que a pele e espalhá-lo apenas onde fica a olheira.
Base pela metade – Um engano é esquecer o pescoço na hora de uniformizar a pele. Resultado: o rosto fica com aqueles dois tons diferentes gritando! Coloque a base (no mesmo tom da sua pele) no dorso da mão e vá espalhando na face e no pescoço aos poucos, com um pincel.
Sombra no limite – A sombra deve ser espalhada até o côncavo da pálpebra móvel para ficar natural. Esfume bem para não ficar aquele risco aparente no limite do côncavo.
Blush exagerado – Os principais erros estão relacionados à distribuição do produto e escolha da cor. O blush precisar ser espalhado direito. Tem que passar da metade da bochecha em direção à orelha, ok? Para não errar no tom, escolha tonalidades próximas ao pêssego, que vão bem com qualquer cor de pele.
Bronzear demais – Na tentativa de parecer bronzeada, muitas mulheres acabam exagerando no uso do pó bronze e correm o risco de ficar com a pele alaranjada. Para não errar, aplique-o em pouca quantidade nas têmporas, na testa e no queixo.
Batom fora do contorno – Quem tem os lábios pequenos não deve aumentar o desenho da boca com o batom. Isso não funciona, fica grosseiro e todo mundo percebe que a boca é “falsa”. O aumento dos lábios deve ser feito com um lápis próprio, da mesma cor do batom, respeitando o contorno natural.
Sobrancelha marcada – Cobrir as falhas ou valorizar os fios com lápis preto pode deixar o visual pesado e artificial demais. Prefira usar sempre um produto específico para as sobrancelhas, como sombra ou rímel.